Na tarde de sexta-feira, 21 de novembro de 2009, a Rede Ser-tão Brasil conseguiu mobilizar uma reunião entre gestores públicos e educadores da região de Irecê. A reunião aconteceu na mesma tarde em que educadores sociais e participantes do VI Encontro Ser-tão Brasil definiam 28 propostas de cultura e educação que contribuirão nas Conferências Estadual e Nacional de Cultura.
Participaram da reunião os Prefeitos dos municípios de São Gabriel, Irecê e Boa Vista do Tupim, representantes de secretarias de cultura, educação e assistência social dessas cidades e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia – todos em diálogo com educadores de escolas públicas da região, do Conselho Nacional de Juventude (CEJUVE) e representantes da Rede Ser-tão Brasil.
No diálogo foram alinhadas idéias e indicativos de concretização de propostas, com atenção especial para o Movimento de Cultura da Infância, de criação de outros quintais, no documento intitulado Nossos compromissos como Gestores e Educadores:
Educação infantil e cultura da infância
A construção do Quintal das Crianças de São Gabriel é um bom momento para se pensar na construção de uma nova creche na cidade, considerando a grande demanda;
O Quintal pode se transformar em espaço de vivência da disciplina Técnicas a
Agrícolas, já ministrada nas escolas do município;
A experiência do Quintal deve ser levada a outros locais do município, pois resgata o direito de brincar, que havia perdido sua força;
Com essa experiência, refletimos sobre a perspectiva de implantar o PETI numa dimensão cultural.
Educação formal
O currículo escolar deve buscar contemplar os temas debatidos no Encontro Ser-tão Brasil como permacultura, arte e cultura, valorização dos mestres populares.
Participação juvenil a partir da cultura
O diálogo refletiu um novo olhar do poder público sobre a juventude e traz indicativos para o plano de trabalho de 2010:
Provocar a juventude a mobilizar-se culturalmente, considerando que para tal é necessário também refletir sobre o diálogo na família;
Apoiar as escolas no fomento de ações culturais e participação juvenil;
Aproximar o conteúdo do currículo escolar da realidade dos estudantes;
Estruturar conselhos municipais de juventude e ações governamentais para a juventude de forma transversal.
Sabedoria popular
Valorizar os Mestres Populares a partir do reconhecimento de seus saberes e de seu lugar como educador nas escolas.
Participaram da reunião os Prefeitos dos municípios de São Gabriel, Irecê e Boa Vista do Tupim, representantes de secretarias de cultura, educação e assistência social dessas cidades e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia – todos em diálogo com educadores de escolas públicas da região, do Conselho Nacional de Juventude (CEJUVE) e representantes da Rede Ser-tão Brasil.
No diálogo foram alinhadas idéias e indicativos de concretização de propostas, com atenção especial para o Movimento de Cultura da Infância, de criação de outros quintais, no documento intitulado Nossos compromissos como Gestores e Educadores:
Educação infantil e cultura da infância
A construção do Quintal das Crianças de São Gabriel é um bom momento para se pensar na construção de uma nova creche na cidade, considerando a grande demanda;
O Quintal pode se transformar em espaço de vivência da disciplina Técnicas a
Agrícolas, já ministrada nas escolas do município;
A experiência do Quintal deve ser levada a outros locais do município, pois resgata o direito de brincar, que havia perdido sua força;
Com essa experiência, refletimos sobre a perspectiva de implantar o PETI numa dimensão cultural.
Educação formal
O currículo escolar deve buscar contemplar os temas debatidos no Encontro Ser-tão Brasil como permacultura, arte e cultura, valorização dos mestres populares.
Participação juvenil a partir da cultura
O diálogo refletiu um novo olhar do poder público sobre a juventude e traz indicativos para o plano de trabalho de 2010:
Provocar a juventude a mobilizar-se culturalmente, considerando que para tal é necessário também refletir sobre o diálogo na família;
Apoiar as escolas no fomento de ações culturais e participação juvenil;
Aproximar o conteúdo do currículo escolar da realidade dos estudantes;
Estruturar conselhos municipais de juventude e ações governamentais para a juventude de forma transversal.
Sabedoria popular
Valorizar os Mestres Populares a partir do reconhecimento de seus saberes e de seu lugar como educador nas escolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário