Para criar um novo mundo...

“Falar do Brasil sem falar do Ser-Tão é como estar cego em imenso clarão!"

O VI Encontro Ser-Tão Brasil teve na sua abertura um gostinho especial de poesia de cordel, embalados por dois mestres de cerimônia, que também fazem parte da Rede Ser-Tão Brasil, a abertura do encontro confortou o coração de centenas de gestores/as que a muito tempo tem construindo um mundo cada vez mais bonito e digno, para todos/as.


Na mesa, representantes de diversos segmentos da sociedade, juntamente com o prefeito de São Gabrie falaram da emoção que é contribuir para realização do encontro, da importância de estarmos cada vez mais juntos, buscando caminhos possíveis, das riquezas culturais que trazem nossos mestres populares da cultura, da importância de cuidar-mos de nossas crianças, do valor e da credibilidade, que infelizmente ainda, nem todos dão a nossa juventude.


Sem dúvidas o Encontro contribuirá muito para consolidar as ações culturais na cidade e conseqüentemente nos municípios vizinhos e também dar mais visibilidade as expressões culturais já existentes nessas regiões, que na verdade, é o grande fomento que necessita a juventude brasileira, tirar a tampa que impede o surgimento da verdadeira expressão cultural do Brasil, as expressões das juventude, dos mestres mais velhos e das crianças, que já vivem nesse presente e será o futuro do país.


A Rede Ser-tão Brasil, vem crescendo a cada dia, formando e se tecendo ao mesmo tempo, o que ontem não era, hoje já é, assim é o mundo. “... antes a questão da infância, passava desapercebida por nós, hoje não mais, temos uma política cultural para as crianças”. (Bethe Vieira – Coordenação do CRIA). Os desafios estão lançados, em lutar para realizar o que acreditamos ser necessário para o bem-estar de todos/as. Antes mesmo do encontro, já se pode notar avanços na cidade, a prefeitura da cidade, acolheu a idéia da coleta seletiva, o primeiro avanço da cidade antes do encontro.


Ainda na mesa, foi ressaltado a importância da realização desse encontro em caráter de conferência livre de cultura, com isso a rede pretende cada vez mais impulsionar a criação de espaços de discussões, que tenha como tema: políticas públicas, assim também como levantar propostas de políticas públicas para juventude, criança e os nosso mestres populares da cultura, que serão levadas para conferência estadual de cultura, nesse encontro, nossos mestres serão homenageados com uma celebração na praça da cidade, mestres esses, que já vem a terra com a missão de cantar versos, de fazer arte e cultura, de ensinar aos mais novos, de inspirar e dar a beleza e sentido a vida de muitos, de ser-tão Brasil.



A pedagogia do CRIA é pautada no vínculo e a da Rede também, para criar um novo mundo, é necessário nos refazer-mos, repensar nossos conceitos e enxergar com os olhos livres, promover a mudança no lugar onde agente estar, aqui e agora.

Declaração de Romilson Freitas, representante do Grupo Gestor Intercomunitário da Rede Ser-tão Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário